sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Ciências 9 Ano

                                                           9º ANO                                                              

- Classificar as tecnologias do cotidiano que utilizam eletricidade, 

em função de seus usos, e relacioná-las aos 
respectivos consumos de energia.

- Descrever diferentes fenômenos, situações

 e/ou experimentos que envolvam interações magnéticas.

- Identificar as fontes de propagação da luz.

- Identificar as fontes de propagação das ondas sonoras,

 sua intensidade e as diversas formas de
 atenuar os efeitos da poluição sonora.

- Identificar os diferentes tipos de ondas sonoras, suas intensidades, frequências e velocidades de propagação.

- Identificar as aplicações dos materiais 

condutores de eletricidade e diferenciá-los
 dos materiais que são isolantes elétricos.

- Identificar os principais meios de produção, de propagação e de detecção de ondas sonoras.

- Identificar as propriedades térmicas 
dos materiais 
e/ou os processos de trocas de calor que justificam a
 escolha apropriada de objetos e utensílios, de acordo com suas finalidades.

- Reconhecer a importância do uso adequado e 

consciente da energia elétrica no dia a dia e as formas de obtê-la.

- Reconhecer as propriedades da luz – reflexão, refração 

e absorção – em situações práticas cotidianas.

- Reconhecer os principais meios de 
produção 
e de propagação da luz.

- Relacionar as cores do arco-íris à 

decomposição da luz solar que
 ocorre nas gotículas de água em suspensão na atmosfera.

- Relacionar o aquecimento/resfriamento 

de um corpo ao aumento/diminuição de sua
 temperatura e ao recebimento/perda de energia (ou calor).

-Transformar escalas termométricas,

 distinguindo os procedimentos de medida e de controle da temperatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário