Ciências 9 Ano
9º ANO
- Classificar as tecnologias do cotidiano que utilizam eletricidade,
em função de seus usos, e relacioná-las aos
respectivos consumos de energia.
- Descrever diferentes fenômenos, situações
e/ou experimentos que envolvam interações magnéticas.
- Identificar as fontes de propagação da luz.
- Identificar as fontes de propagação das ondas sonoras,
sua intensidade e as diversas formas de
atenuar os efeitos da poluição sonora.
- Identificar os diferentes tipos de ondas sonoras, suas intensidades, frequências e velocidades de propagação.
- Identificar as aplicações dos materiais
condutores de eletricidade e diferenciá-los
dos materiais que são isolantes elétricos.
- Identificar os principais meios de produção, de propagação e de detecção de ondas sonoras.
- Identificar as propriedades térmicas dos materiais
e/ou os processos de trocas de calor que justificam a
escolha apropriada de objetos e utensílios, de acordo com suas finalidades.
- Reconhecer a importância do uso adequado e
consciente da energia elétrica no dia a dia e as formas de obtê-la.
- Reconhecer as propriedades da luz – reflexão, refração
e absorção – em situações práticas cotidianas.
- Reconhecer os principais meios de produção
e de propagação da luz.
- Relacionar as cores do arco-íris à
decomposição da luz solar que
ocorre nas gotículas de água em suspensão na atmosfera.
- Relacionar o aquecimento/resfriamento
de um corpo ao aumento/diminuição de sua
temperatura e ao recebimento/perda de energia (ou calor).
-Transformar escalas termométricas,
distinguindo os procedimentos de medida e de controle da temperatura.
- Classificar as tecnologias do cotidiano que utilizam eletricidade,
em função de seus usos, e relacioná-las aos
respectivos consumos de energia.
- Descrever diferentes fenômenos, situações
e/ou experimentos que envolvam interações magnéticas.
- Identificar as fontes de propagação da luz.
- Identificar as fontes de propagação das ondas sonoras,
sua intensidade e as diversas formas de
atenuar os efeitos da poluição sonora.
- Identificar os diferentes tipos de ondas sonoras, suas intensidades, frequências e velocidades de propagação.
- Identificar as aplicações dos materiais
condutores de eletricidade e diferenciá-los
dos materiais que são isolantes elétricos.
- Identificar os principais meios de produção, de propagação e de detecção de ondas sonoras.
- Identificar as propriedades térmicas dos materiais
e/ou os processos de trocas de calor que justificam a
escolha apropriada de objetos e utensílios, de acordo com suas finalidades.
- Reconhecer a importância do uso adequado e
consciente da energia elétrica no dia a dia e as formas de obtê-la.
- Reconhecer as propriedades da luz – reflexão, refração
e absorção – em situações práticas cotidianas.
- Reconhecer os principais meios de produção
e de propagação da luz.
- Relacionar as cores do arco-íris à
decomposição da luz solar que
ocorre nas gotículas de água em suspensão na atmosfera.
- Relacionar o aquecimento/resfriamento
de um corpo ao aumento/diminuição de sua
temperatura e ao recebimento/perda de energia (ou calor).
-Transformar escalas termométricas,
distinguindo os procedimentos de medida e de controle da temperatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário